Você é comunista professor?
- Hugo Allan Matos
- 15 de abr. de 2021
- 3 min de leitura

Todo semestre a pergunta paira na sala de aula. A curiosidade sobre minhas concepções políticas aparecem desde o início do semestre. Prof. Hugo o sr. é comunista?
Esta questão não é confortável. Então, sempre que aparece, me vejo na obrigatoriedade de perguntar o que você que pergunta entende por comunismo?
Geralmente a resposta é nula, ou quase, pois apesar de poucas saberem uma resposta, a curiosidade é geral para identificar quem é e quem não é.
Após evidenciar isso, digo minha concepção sobre comunismo, que sinteticamente vou expressá-la aqui:
Ao se invocar o conceito de comunismo para polarizar à política, com ineteresses político-econômicos bem definidos, a atual indústria do conhecimento, neoliberal, pretende em geral, colocar numa mesma caixa toda a esquerda, toda a posição crítica, tentando dualizar às posições em capitalismo x comunismo e melhor dominar.
Ocorre que não existe O comunismo, existem diversas vertentes e ideologias (conjunto de ideias que formam visões de mundo) comunistas. Assim como ocorre com o capitalismo, com o cristianismo, etc. Esta tática de simplificar à realidade para melhor dominá-la é bem antiga. Na modernidade, começa com Descartes pelo menos.
Contudo, a realidade não se dobra à simplificações. Aliás, a pergunta acerca do que seja a realidade exige respostas complexas, múltiplas, álteras. As tentativas de simplificações resultam sempre em ideologias (no sentido negativo: uma visão de mundo que quer impor-se como única possível).
O ser humano, nós, somos álteros, ou seja, cada um, uma de nós é infinitamente diferente das outras, outros. Assim, percebemoss o mundo desde nossa subjetividade. O Mundo percebido portanto, não corresponde, necessariamente à realidade. Há que se confrontar aquilo que percebemos com aquilo que é a realidade.
Mas o que é a realidade? O que são as coisas? O que é a Verdade?
A Realidade mostra-se historicamente. Nós a vamos conhecendo na História. Como seres imperfeitos, não podemos alcançar à Verdade. Vamos tateando, em comunidades, vivendo-a dia-a-dia (senso comum). Na busca por respostas a Humanidade inventou ciências, Filosofia e outras formas de conhecimento metodológicos. Ou seja, que a partir de métodos tentam dizer o que as coisas são (Ciência, Filosofia, Teologia, Arte...). Assim, a resposta à pergunta: O que é a Verdade? guarda sua amplitude, complexidade e multiplicidade, o que não quer dizer, contudo, que a verdade é subjetiva. Muito pelo contrário. Há um dito africano que diz: "cada ponto de vista é a vista a partir de um ponto". Esta é uma forma maravilhosa de sintetizar o que é a verdade. Apesar de a percebermos desde nossa subjetividade, ela se revela historicamente e em grupos conseguimos melhor percebê-la. Há aqui relatividade? Sim! Ou se quiser, algo como disse Einstein: o objeto percebido é relativo a seu observador. Ou como Kant definiu as categorias transcendentais ao dizer que o Espaço e o Tempo "interferem" na percepção.
Geralmente, neste momento, alguns/algumas estudantes curiosas e já cansados: tá prof. mas você é comunista?
Digo: sim. E não.
Sim, se você considerar a percepção que tenho da filosofia de Karl Marx, que diz que o objetivo para o socialismo é o comunismo, que é uma sociedade sem classes, onde as comunidades de

pessoas que trabalham são donas - coletivamente - do meio que utilizam para trabalhar e detém o produto de seu trabalho e cada pessoa têm garantia do que lhe é necessário para viver bem. Uma sociedade sem desigualdades (não é o mesmo que uma sociedade massificada onde todo mundo é igual), injustiças, solidária. Eu acrescentaria ainda que cuidam bem do Planeta e dos animais não humanos.
Professor mas isso parece ser impossível! É utópico! É a figura do céu, não? Poderia perguntar-lhe: O que é o Impossível? Utopia? Céu?

Mas, se quer chamar-me de algo, chame de cristão, pois essa é a mensagem principal de Jesus Cristo.
Professor você está dizendo que Cristo era comunista? Não. A Teoria comunista foi elaborada por Karl Marx, como eu disse.
Mas, qual é a concepção política-econômica da mensagem de Cristo? O que é o comunismo?
Professor então, o senhor está dizendo que Marx é cristão?
Sim! Ele foi convertido ao luteranismo e era de família judia.
A questão é: o quando o judaísmo-cristão de Marx influenciou em sua teoria?
Entendeu agora a complexidade da questão? O que eu sou? O que você é?
Breve, objetivo e lúcido....