Olavo de Carvalho tem razão
- Hugo Allan Matos
- 16 de dez. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2019

Dia 13/12 último subi o vídeo que intitulei como: "Olavo de Carvalho tem razão", mostrando como que o intelectual de extrema direita, excluído dos círculos intelectuais brasileiros, compreendeu que há um revezamento na hegemonia política brasileira que não resolve suas crises, mas tenta a conciliação de opostos, sempre postergando as necessárias resoluções.
Aproveitando-se disso, há décadas, Olavo foi aglutinando forças dentre intelectuais, políticos, pastores neopentecostais... excluídos da hegemonia de poder formada na "redemocratização" e sobretudo excluídos dos círculos de poder a partir da eleição do governo Lula, conseguiram impôr uma nova hegemonia cooptando as forças da insatisfação generalizada exteriorizada nas manifestações de 2013. Importanto e readaptando a extrema direita fundamentalista cristã dos EUA, foi fácil a partir do apoio de Steve Bannon, principal articulador mundial da nova onda ocidental da extrema direita, impôs a ideologia e eleger Bolsonaro como presidente.
Enquanto o a hegemonia do campo progressista, especialmente o Partido dos Trabalhadores, demonizaram às manifestações de 2013, este novo campo político que já estava em formação desde a eleição de Lula em 2002, viu ali a força necessária para sua conquista.
A partir das redes sociais, utilizando o mesmo método que Bannon utilizou para eleger Trump, conseguiram influenciar na formação da subjetividade ("consciência individual" o que são e pensam), das pessoas, fazendo-as aderir à ideologia da extrema direita, qual Bolsonaro expressa. Utilizando-se do insconsciente social, sobretudo do senso comum que demoniza tudo relativo ao comunismo, criaram uma ideologia (enquanto conjunto de ideias que forma uma visão de mundo) que baseando-se em três mentiras:
1. A ameaça do comunismo
2. A erotização infantil
3. Uma proposta de salvação única (messiânica): uma nova política cristã para eliminar esses males diabólicos da política brasileira, sob o lema: "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".
Isso só foi possível a partir de um "método": a pós-verdade.
Portanto, sem nenhum compromisso com a verdade ou métodos das ciências, elaboraram uma narrativa que propõe uma nova leitura da história, com apelo estético, mirando especialmente à juventude, Olavo de Carvalho inventa um complô universal que envolveria mídia, patidos políticos e intelectuais, juntando todos (mesmo a direita e a esquerda, que hitoricamente vêm se gladianto pela hegemonia no poder de nosso país) e chama a esse complô de marxismo cultural. Isso mostra a baixa qualidade argumentativa, as falácias e a falta de compromisso com qualquer verdade do intelectual.
Alguns materiais - sugiro que explore estes canais e busque mais materiais sobre - que estão próximos a esta leitura que tenho feito (e continuarei):
Sabrina Fernandes, Tese Onze:
Henry Bugalho
1. COMO DESTRUIR O ARGUMENTO DE UM CHARLATÃO? │ IMBECIL COLETIVO, DE OLAVO DE CARVALHO │ HENRY BUGALHO
Clayson:
E para terminar este post, que já se tornou bem grande e com muitas referências, o que espero que você goste, assim como concluí o vídeo sobre o assunto, concluo aqui. Houve até aqui, de fato, uma briga pela hegemonia política qual não resolveu nossos problemas, não discutiu os pontos contrários e contraditórios, sempre, com certa arrogância e totalitarismo epistemológico, excluindo os pontos de vista diferentes, às alteridades, quando para qualquer democracia possível, precisaria haver um embate real, crítico, dessas ideias, resultando em eliminação por absurdo e por não serem compatíveis com o projeto de nação -democrática- que queremos construir. Assim, todos os totalitarismos e extremismos seriam invalidados. Não haverá sociedade democrática sem uma educação e cultura críticas, quais ainda não tivemos nesse curto período de tempo de Estado "Democrático" de Direito que temos.
Leia também uma reportagem de Fabiane Secches na Folha de São Paulo sobre o assunto: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/12/esnobado-por-intelectuais-olavo-de-carvalho-dominou-video-e-redes-sociais.shtml?fbclid=IwAR0yalAjFVeoxqMy6qPwoldIG8b47VN99m_Yl1ki3CBNT1wpwphARHqilQE
Leia ainda:
Muito obrigado Jonas. Sempre aberto à críticas.
Lerei todas as suas indicações Allan. ...suas reflexões também são referências. Abraços.